15 de junho de 2008

Livros x História de Campinas: Fora dos Trilhos - A História do EC Mogiana

De minha biblioteca particular. Livro (111 páginas) do historiador Celso Franco de Oliveira Filho, publicado pela editora E-Color, Campinas, 2008.
Abaixo a foto composta com a equipe de 1948 e inserido em foto do estádio hoje. O colorido dos jogadores também é uma composição, pois a foto original não é colorida.

O autor e a dedicatória ao mantenedor do blog.

O autor ao lado do monumento de Dr. Horácio Antonio da Costa e no estádio que leva seu nome. Vestindo uma camisa do "mais querido" de Campinas, o EC Mogiana.


13 de junho de 2008

Curiosidades: Clube Concórdia

Há mais de 130 anos, precisamente no dia 17 de maio de 1870, surgia em Campinas o Gesangverein Concórdia – Sociedade Alemã de Canto Concórdia, com a finalidade de cultivar o canto coral, promover jogos, teatro, danças, reuniões familiares e outras atividades.

Apoiado pela colônia alemã, o Clube prosperou e obteve grande fama na época, principalmente pela atuação de seu famoso coral, que era sempre convidado para participar de importantes eventos, como nas solenidades em homenagem ao Imperador do Brasil, D. Pedro II, quando visitou Campinas em 1875.

A partir da II Guerra Mundial, houve uma radical transformação na vida da sociedade, e a instituição passou a denominar-se CLUBE CONCÓRDIA, iniciando a fase brasileira que perdura até os dias atuais.

Abaixo foto de 1930.

12 de junho de 2008

Memória Fotográfica: O velho Cine Rink

O velho Cine Rink antes de ser demolido para em seu lugar surgir nova casa de espetáculos com maior conforto, mas que viria a ruir trazendo luto para a população isto em 1951.

11 de junho de 2008

Curiosidades: Frontão que viraria no bairro Cambui

Se você não sabia, agora vai ficar sabendo!

Frontão Campineiro, inaugurado em 18 de julho de 1897, emprestou o nome ao bairro que se localizava e que mais tarde foi denominado de Cambui. Assim Frontão foi o primeiro nome da região do Cambuí devido a um paredão construído na região para a prática de jogo da “pelota basca”; esporte de origem espanhola muito em voga na cidade no final século XIX (anos de 1800) e primeiras décadas de 1920. Era o termo que a população local utilizava para se referir à região, exemplo disto é que havia um bonde que servia o bairro e tinha a mesma denominação.

Abaixo, uma foto do Frontão Campineiro de 1918.

10 de junho de 2008

Livros x História de Campinas: Conferências feitas no Club Republicano em Campinas - 1886

De minha biblioteca particular. Livro (106 páginas), vários autores, publicado pela Typographia a Vapor do jornal a Gazeta de Campinas, Campinas, 1886.

Resumo das conferências de:
Dr. J. Alberto de Salles em 12 de setembro
Dr. João Guilherme da Costa Aguiar em 19 de setembro
Alberto Salles em 26 de setembro
Antonio Alves da Costa Carvalho em 3 de outubro
Dr. A. de Pádua Salles em 10 de outubro
José do Patrocínio em 17 de outubro
Dr. Antenor Guimarães em 24 de outubro
Quintino Bocayuva em 31 de outubro
Bartholomeu de Assis Brazil em 7 de novembro
Dr. Bernardino de Campos em 14 de novembro
Dr. Campos Salles em 21 de novembro
Dr. Joaquim Saldanha Marinho em 28 de novembro


Muitos dos acima citados e que tiveram participação nestes eventos, viraram parte da história não só de Campinas; mas do Brasil.





9 de junho de 2008

Ontem e Hoje: Av. Francisco Glicério x Largo do Rosário

Em 1968 (na foto do fotógrafo V-8) - (Crédito da foto é para o CMU - Centro de Memória da UNICAMP).

Em 2008
A primeira vista podemos ver o asfalto substitiu o paralelepípedo, algumas transformações estão cobertas pelo bonde. Outras grandes mudanças ocorreram nestes 40 anos em que separam as fotos. Veja na foto de 1968 a parte dianteira dos ônibus que trafegavam na época por Campinas.

8 de junho de 2008

Memória Fotográfica: Mercado Municipal - Estação Carlos Botelho - 1914

Dê um clique sobre a foto e curta o clima em 1914 no Mercado Municipal, na época estação Carlos Botelho (veja na placa identificatória); curta ainda a elegância de alguns poucos fotografados.

7 de junho de 2008

Memória Fotográfica: Nova Rodoviária - Primeiro ônibus

Foi noticiado pelo jornal Correio Popular de 06 de junho de 2008; a saída oficial do primeiro ônibus da nova rodoviária de Campinas em 05 de junho de 2008.

6 de junho de 2008

Memória Fotográfica: Praça do Bairro São Bernardo

Em matéria do saudoso Walter Bellenzani do Correio Popular de 7 de setembro de 2003, mostra dados e fotos da inauguração da praça de esportes do bairro São Bernardo, isto em 7 de setembro de 1962. Na praça existe ainda hoje o campo de futebol que é usado para disputas de partidas do campeonato juvenil e campeonato amador da cidade.

Na matéria abaixo, do jornal Diário do Povo de 1973, mostra cenas do citado campo de futebol e na foto, como goleiro, aparece o mantenedor deste espaço de internet.

5 de junho de 2008

Curiosidades: Nova Rodoviária - Como chegar

Num excelente trabalho do setor de Arte do Correio Popular, tem-se abaixo:

4 de junho de 2008

Curiosidades: Nova Rodoviária de Campinas - Ramos de Azevedo

Apesar estarmos sempre recordando o passado neste espaço de Internet; fica a marca que hoje se inaugura a Rodoviária Ramos de Azevedo algo que Campinas esperou por quase 40 anos, pois com sua pujança não merecia "aquilo" que se tinha como "rodoviária".

Você poderá acompanhar o trabalho que fiz em tirar fotos desde quando se anunciou a feitura da obra até seu complemento na data de hoje.

Boa diversão!


Comecemos por fotos antigas; a primeira ao seu lado esquerdo é de 1992; já a segunda foto sem data porém é antes de março de 2007; quando começou o trabalho da nova rodoviária.
Caso queira ver mais detalhes, clique sobre a imagem.


As fotos na seqüência foram sacadas tão logo quando foi anunciada a construção e são de abril de 2007. Todas as casas aqui agora somente "memória fotográfica" pois todas foram demolidas.






Aqui já havia iniciado as obras e a foto abaixo é de agosto de 2007.



Outubro de 2007. Fato importante aqui é que as duas casas de antigos ferroviários foram mantidas. Veja-as em outras foto mais à frente.

Novembro de 2007.




Dezembro de 2007.




Janeiro de 2008.




Fevereiro de 2008.


Março de 2008.


Abril de 2008.
Maio de 2008.
Foto sacada em 01 de junho de 2008 e por sinal é histórica, pois registra o primeiro ônibus a estacionar na passagem de entrada de pessoas. Estacionado na porta 32. O ônibus estava ali estacionado para a prefeitura fazer a gravação do comercial que foi ao ar nos dias seguintes.

E a bela foto publicada pelo Correio Popular em 04 de junho de 2008, dia da inauguração oficial da Rodoviária Ramos de Azevedo. Por sinal justa homenagem ao grande arquiteto, que apesar de não ter nascido em Campinas, mas se considerava como campineiro, pois seus pais moravam aqui e por questão de comodidade da família acabou nascendo em São Paulo, capital.








O homenageado Ramos de Azevedo.

3 de junho de 2008

Memória Fotográfica: Ônibus do Passado

Para quem viveu neste época deve lembrar muito bem destes ônibus.

Na década de 1930 foi marcada pela ascensão do ônibus como meio de transporte coletivo em Campinas, estendendo assim os limites da área urbana. A imagem mostra o primeiro ônibus da linha Campinas-Joaquim Egídio, de Miguel Bortolotto, em 1932.

Na década de 1920 iniciaram os primeiros serviços de transporte de passageiros por auto-ônibus em Campinas. A imagem mostra uma "jardineira" fechada da empresa Capriolli, em 1933. Esta empresa foi criada em 1926 por Savério Capriolli e seus filhos Mário e Anastácio. Iniciaram transportando passageiros aos sábados entre a Fazenda Descampado e Campinas.

A Capriolli continuou a estender suas linhas a partir de Campinas na década de 1930. Vemos na imagem abaixo um ônibus da linha Campinas-Monte-Mor, desta empresa. O veículo tinha sua mecânica baseada em um Chevrolet modelo 1936, e a carroceria era provávelmente da Grassi, de São Paulo. Na foto o ônibus parado na Praça Carlos Gomes, pois pode-se ver ao fundo o indefectível prédio do Rinque Campineiro, onde se tinha uma pista de patinação e hoje encontra-se o Clube de Cultura Artística.


Na foto abaixo mostra um ônibus em Campinas em 1947, na linha Campinas-Souzas. O serviço por auto-ônibus já se encontrava consolidado, o que pode se deduzir pelo porte do veículo, com capacidade bem maior que aqueles de 10 anos antes. A carroceria, de fabricação Grassi, foi montada sobre um chassis americano International 1936, provavelmente modelo C-40 ou C-50.


A imagem abaixo mostra um ônibus de carroceria Grassi e mecânica Ford, que servia na linha Campinas-Joaquim Egydio, em 1946. O chassis Ford, provavelmente modelo 69 (C, Y ou T), estava equipado com motor Hercules Diesel, ao invés do modelo padrão a gasolina.

Os ônibus construídos com o modelo Chevrolet apelidado de "Gigante" eram extremamente populares nas décadas de 1940 e 1950. Vemos na imagem abaixo um veículo da empresa Bonavita, linha Bairro Guanabara, em Campinas, 1950. O modelo "Gigante" foi produzido pela Chevrolet (EUA) de 1941 a 1947. A carroceria é de fabricação Grassi.

A periferia e os novos loteamentos em Campinas na década 1950 se beneficiavam das novas linhas de ônibus, como o da empresa Bonavita da imagem abaixo. Percorria a linha para o Jardim Viracopos. Esta foto é de 1954.


Mais recente que os outros anteriores; o veículo da imagem abaxio percorria a linha Jardim São Vicente em Campinas, em 1965, pela empresa Rápido Luxo. Sua carroceria era de fabricação Caio e a mecânica Mercedes Benz, nacional.

2 de junho de 2008

Descaso com a História: Matéria 06-09-1987 - O Estado de São Paulo

Em matéria de mais de 20 anos atrás, em relação a data de hoje, o jornalista Ronaldo Faria, já denunciava a perda da memória arquitetônica. Imagina-se as perdas que ocorreram nestes mais de 20 anos!

Ontem e Hoje: Cine Teatro São Carlos

Foto de data desconhecida mas com certeza a mesma é antes de 1925 como podemos notar nos dados do livro de Leopoldo Amaral, Campinas Recordações, publicado em 1927.

Note que na foto existia o nome do teatro que transpunha toda a rua. O local em questão é a rua Cesar Bierrenbach, podendo-se notar as palmeiras imperiais da Praça Carlos Gomes ao fundo. E obviamente passados tantas décadas entre uma foto e outra nada mais que natural que pouquíssimas coisas lembram o local, a não ser as já citadas palmeiras imperiais, como a própria dinâmica e a disposição geográfica do local.


Numa tarde frio de domingo de junho, o casal caminha na rua em frente de um local e nem podem imaginar; que ali houve grandes apresentações como relata o livro acima citado. Exemplo disto podemos citar: na noite de 04 julho de 1886, apresentou-se a celebridade mundial da época, Sarah Bernhardt. Deu uma única recita com a peça de Dumas Filho - La Dame aux Camelias (A Dama das Camélias).