6 de novembro de 2011

Memória Fotográfica: Lago dos Cisnes nos baixios do Viaduto Miguel Vicente Cury

Por determinação da Câmara Municipal, o viaduto passou a designar-se Viaduto Miguel Vicente Cury, inaugurado em 27 de janeiro de 1963 e com extensão de 526 metros.


Lago dos Cisnes - Viaduto Miguel Vicente Cury - decada de 1960


A construção do Viaduto Miguel Vicente Cury, conforme pode-se ver pelos jornais da época, foi cercado de casos interessantes; sendo o mais curioso foi o fato de se encontrar ossadas nas suas escavações; pois como a se sabe da história; no local e na região havia 4 cemitérios, um deles - o Cemitério do Santíssimo e que depois da criação do Cemitério da Saudade (1880) foram transladados para este,


Lago dos Cisnes - Viaduto Miguel Vicente Cury - 1972


O Lago dos Cisnes era o ponto central do parque que ficava dentro do Viaduto Miguel Vicente Cury; ao seu lado existia o “relógio de sol”, projeto do engenheiro Renato de Almeida Prado Costallat e que foi doado em junho de 1963 por Francisco J. Monteiro Salles e que hoje se encontra no Parque Portugal (conhecido como “Lagoa do Taquaral”. Além do lago existia frondosos pinheiros, outras árvores e plantas floridas que davam uma visão singular; assim como pontes que passavam por cima do lago, onde casais de namorados iam deliciar os prazeres do namoro tendo como fundo toda aquela beleza do local.


As pessoas na década de 1960 e 1970 vestiam suas melhores roupas e sapatos para ir passear no local, isto aos sábados e domingos; as que moravam na periferia da cidade “iam à cidade” (não ao Centro) para levarem seus filhos para verem os cisnes e patos no lago e usarem a gangorra e balanço. Quem viveu esta época lembra que os cisnes corriam atrás das crianças.


Lago dos Cisnes - Viaduto Miguel Vicente Cury - decada de 1970 1


Em 02 de junho de 1984 começava a ser decretado o fim do Lago dos Cisnes e o belo jardim que existia no local; nesta data o prefeito Magalhães Teixeira anunciava o projeto de construção do Terminal Cury; voltado para estacionamento de ônibus e coleta de pessoas. Transformando-se “naquilo” que temos hoje no local; pois não se tem outro termo para expressar no que se transformou aquele espaço.


Lago dos Cisnes - Viaduto Miguel Vicente Cury - decada de 1960 1


O Lago dos Cisnes e todo o complexo interno do Viaduto Miguel Vicente Cury durou por aproximadamente 21 anos e que muita saudade deixou nos corações daqueles que tiveram o prazer de conhecer o local.

2 comentários:

Kelli Cristina disse...

Realmente..quem vê o antes o depois.. destruíram um patrimônio lindo da cidade para criar um lugar de poluição visual e urbana...

Parabéns pelo blog!

Nadja disse...

Que saudade deste tempo!
E ainda dizem que a gente não deve ser saudosista...
Pelo menos minhas lembranças são baseadas em vivências bonitas, e o pessoal de agora, terá saudade do quê?