17 de maio de 2011

Personagem: Erasmo de Carvalho Braga (Erasmo Braga) - Falecimento em 11 de Maio de 1932




Nasceu em 23 de abril de 1877 na cidade de Rio Claro/SP. Filho de João Ribeiro de Carvalho Braga (1853-1934) de origem portuguesa e de Alexandrina Teixeira da Silva Braga.

Iniciou seus estudos na Escola Botucatuense dirigida por sua mãe a quem passou a ajudar nas próprias aulas. Ao concluir o curso primário (1890) foi enviado para São Paulo a fim de dar continuidade aos estudos na Escola Americana.

Erasmo Braga impressionava as pessoas com sua inteligência; pretendia estudar Direito e chegou a ser aprovado nos exames de admissão da tradicional Escola de Direito do Largo São Francisco. No entanto, antes da matrícula ingressou no recém criado Instituto Teológico (1893-1897) concluindo os seus estudo com 20 anos.





Aos 24 anos casa-se com Olindina Jardim no dia 31 de julho de 1901 com quem conviveu por 31 anos. Após as núpcias, o casal segue para São Paulo, onde Erasmo Braga iria exercer o magistério no Mackenzie College e no Seminário Presbiteriano.





Além do seu trabalho no Mackenzie e no Seminário, Erasmo Braga continuou a ampliar a sua participação em muitas outras áreas. No dia 7 de setembro de 1903, ele se associou a alguns intelectuais para criar a Sociedade Científica de São Paulo, da qual foi o primeiro secretário (1903-1905).





A Academia Paulista de Letras foi fundada em 1899, com cinco membros, Benedicto Octávio de Oliveira, Alberto Faria , Erasmo Braga , Raul Soares de Moura e Basílio Magalhães.

Por volta de 1909 , Erasmo Braga começou a produzir a obra que lhe trouxe mais popularidade do que qualquer outra, um conjunto de livros de leitura para as quartas séries da escola primária que ficou conhecida como série Braga. A série Braga foi publicada por quarenta anos e alcançou mais de cem edições sendo adotada em muitos Estados do Brasil.




Erasmo mudou-se para Campinas e tornou-se o gestor do seminário. Como professor, ele ensinou Antigo Testamento, hebraico, homilética e história da igreja. Sendo administrador, Erasmo fez melhoramentos nas instalações do seminário, escreveu o regimento interno e tomou diversas iniciativas na área acadêmica. A biblioteca continuou a seguir a classificação iniciada por ele quando ainda um seminarista em São Paulo.





Em virtude das deficiências da educação secundária, ele também lecionava aos alunos Química, História Natural e Música.





A residência de Erasmo Braga na propriedade do seminário era também o lar dos seminaristas. Seu primogênito, Oto, havia nascido quando a família ainda estava em São Paulo. Em Campinas, o casal Braga teve outros quatro filhos – Vera, Paulo, Tito e Milton – todos nascidos entre 1907 e 1913.

Em 1909, ele foi convidado para ser um dos membros fundadores da Academia de Letras de São Paulo, na qual tornou-se o representante das literaturas orientais antigas. No ano seguinte (1910), ele foi escolhido entre dez candidatos para ser o professor de Inglês do Ginásio do Estado (hoje E.E. Culto à Ciência), em Campinas.

Ele tornou o secretário do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), ainda em Campinas, e participou ativamente de uma campanha em prol dos indígenas (1908).



Carta de quando Secretário do CCLA em Campinas; constando sua assinatura.




Em 1910, Erasmo Braga começou a produzir a obra que lhe granjeou maior popularidade do que qualquer outra – uma serie de cartilhas para as quatro séries da escola primária. Intensamente otimista e patriótica, a chamada Série Braga continuava a ser impressa quarenta anos após ter sido escrita e atingiu mais de cem edições, sendo adotada em muitos Estados do Brasil.




Erasmo Braga continuou a participar de todos os tipos de projetos relevantes. Ele esteve entre os fundadores da Maternidade de Campinas e da Defesa Civil desta cidade. Continuou a escrever para diversos jornais do Estado de São Paulo.

Em 1930, a série foi traduzida para o japonês a fim de auxiliar a orientação de imigrantes. A educação sempre ocupou um lugar de destaque na vida, pensamentos e ações de Erasmo Braga. Participam da comissão que deu sugestões ao governo brasileiro sobre a reforma educacional (1930).



Erasmo Braga participou através da Comissão Brasileira de Cooperação (CBC) da criação da Sociedade para Evangelização dos Índios mais tarde conhecida como missão Evangélica Caiuá.Erasmo Braga era poliglota, tradutor, escritor e excelente músico e tocava órgão e piano com facilidade.

Em abril de 1932, o casal Braga adoeceu gravemente, Olindina faleceu no dia 19 de abril e Erasmo no dia 11 de maio, aos 55 anos, deixando um grande legado histórico de uma vida comprometida com a educação e a divulgação da palavra de Deus, contribuindo como referencial para as gerações futuras.



Escolas que receberam seu nome:Colégio Estadual Prof. Erasmo Braga (São Gonçalo/RJ); Escola Presbiteriana Rev. Erasmo Braga (Dourados/MS); Instituto Erasmo Braga (Mineiros/GO); Instituto Cultural Beneficiente Erasmo Braga (Itaperuna/RJ); Escola Estadual Erasmo Braga (Tatuapé/SP).

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom