2 de março de 2011

Curiosidades: Os Meus 50 Anos de Campinas por Antônio Machado Sant’Anna

Vasculhando meus alfarrábios encontrei este delicioso artigo de um jornalista nascido no município de Ribeirão Preto e que militou muitos anos na imprensa campineira; onde teve uma coluna. O artigo cita passagens dos 50 anos "vividos" em Campinas.



Antonio Machado SantAnna - Meus 50 Anos de Campinas - 2-6


Antonio Machado SantAnna - Meus 50 Anos de Campinas - 3-6


Antonio Machado SantAnna - Meus 50 Anos de Campinas - 4-6


Antonio Machado SantAnna - Meus 50 Anos de Campinas - 5-6


Antonio Machado SantAnna - Meus 50 Anos de Campinas - 6-6


Antonio Machado SantAnna - foto


Antônio Machado Sant’Anna nasceu no distrito de Bonfim Paulista, no município de Ribeirão Preto, SP, em 09 de agosto de 1905. Filho de Lindoro Vicente de Sant’Anna e Maria da Glória Machado.

Estudou na Escola Municipal de Bonfim Paulista entre 1912 e 1913. Em Ribeirão Preto estudou no 2o. Grupo Escolar (atual Fabio Barreto), entre 1914 e 1915. Ingressou no Ginásio do Estado em 1917, em seguida cursou 2 anos a faculdade de Direito da Associação de Ensino, até 1935.

Trabalhou no escritório da Cia. Antarctica Paulista e na Cia. Paulista de Força e Luz. Em 1925 começou a trabalhar no Jornal Diário da Manhã e em 1930 foi diretor da sucursal do Jornal Diário de São Paulo.

Entre 1961 e 1964 foi Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Foi editor da Revista de Ribeirão Preto e em 1940 adquiriu o Jornal A Tarde, do qual foi diretor até 1955.

Foi um dos proprietários do Jornal Diário da Manhã de 1955 a 1968, quando se aposentou. Foi vereador de 1948 a 1951 e de 1952 a 1955.

Também foi presidente do Centro de Imprensa de Ribeirão Preto, fundador e diretor do Aeroclube (por ser apaixonado por aviação), Rotary Clube, Clube dos Antônios, membro da Academia Ribeirão-pretana de Letras, presidente de honra da Associação Paulista de Municípios, conselheiro e membro da diretoria da Associação Paulista de Imprensa e diretor do Departamento de Viagens ao Exterior, programação Oficial.

3 comentários:

schimidter disse...

Parabens pela matéria. Como a conseguiu? Sou bisneto do Antonio Machado Sant'Anna, e graduando em Economia. Apesar de saber que meu bisavô foi um graaaande jornalista, essa foi a primeira publicação que eu li feita pelo mesmo.

schimidter disse...

Olá. Sou bisneto do Antonio Machado Sant'Anna, e graduando em Economia. Parabens pela matéria, como a conseguiu?

J.M.Fantinatti disse...

Olá Schmiddter. Como sou colecionador de material antigo sobre a história de Campinas o material faz parte de meus alfarrábios. E como seu bisavô fez parte da historia de Campinas nada mais justo de fazer a homenagem. Abcs.