Preservação da memória histórica de Campinas, SP, Brasil; pela catalogação ordenada de sua História, fotos, documentos antigos e de tudo aquilo que possa ajudar na preservação desta. Espaço aberto à todos que têm interesse no assunto e está em constante atualização. Aberto à receber material via internet ou por correio para aumentar minha biblioteca, hemeroteca e fototeca sobre o assunto. (jmfantinatti@hotmail.com)
10 de abril de 2010
Descaso com a História: Sanatório Santa Izabel
Abaixo propaganda em revista de 1939.
Acima notícia do fim do mesmo. E abaixo imagem do local nesta data.
Veja abaixo, circundado em vermelho, o terreno abandonado.
O prédio do antigo sanatório será a área de lazer de um condomínio de apartamentos que será construído no local. Segundo o que me informaram os corretores de plantão, o prédio será restaurado como área particular. Será???
Sendo um campineiro nato, fico triste em ver que a história de minha cidade desaparece, dando lugar a condomínios de luxo ou qualquer outra coisa que poderia ser construída em outro lugar, afinal a cidade é grande o suficiente para isso. Sem memória não há história, e sem história não há cultura. M.S.
Como curiosidade, e infelizmente ficará para sempre perdida, quando residia numa loja ao lado do Sanatório, em 2005, entrei várias vezes dentro do prédio, muito grande mesmo, com uma cozinha industrial enorme. Lembro que tinha duas salas, que na verdade eram solitárias, porque tinha somente uma janela de 40 cm bem no alto e com grades, uma porta super reforçada e com abertura para passagem de alimento ou outras coisas. Tinha coisas escritas nas paredes, tudo muito sujo e muito escuro. Fiquei imaginando quantas pessoas por lá passaram, e até morreram em situações de desprezo pelo bem estar humano. Enfim, imagens que estarão na minha memória, pena que não tinha máquina fotográfica para registrar tudo. Alguns anos depois cheguei a fazer um ensaio fotográfico com dois rapazes de uma banda, mas não consegui adentrar onde queria, pois o caseiro nos espulsou com um facão na mão...
5 comentários:
O prédio do antigo sanatório será a área de lazer de um condomínio de apartamentos que será construído no local. Segundo o que me informaram os corretores de plantão, o prédio será restaurado como área particular. Será???
Será preservada somente a "fachada" e a "volumetria". Veja
http://2009.campinas.sp.gov.br/cultura/uploads/2009/05/010_01/processo010vol8_8.TIF
Só não vão destruir de verdade por causa desses documentos de tombamento que não servem pra muita coisa...
Sendo um campineiro nato, fico triste em ver que a história de minha cidade desaparece, dando lugar a condomínios de luxo ou qualquer outra coisa que poderia ser construída em outro lugar, afinal a cidade é grande o suficiente para isso.
Sem memória não há história, e sem história não há cultura.
M.S.
Como curiosidade, e infelizmente ficará para sempre perdida, quando residia numa loja ao lado do Sanatório, em 2005, entrei várias vezes dentro do prédio, muito grande mesmo, com uma cozinha industrial enorme.
Lembro que tinha duas salas, que na verdade eram solitárias, porque tinha somente uma janela de 40 cm bem no alto e com grades, uma porta super reforçada e com abertura para passagem de alimento ou outras coisas. Tinha coisas escritas nas paredes, tudo muito sujo e muito escuro. Fiquei imaginando quantas pessoas por lá passaram, e até morreram em situações de desprezo pelo bem estar humano.
Enfim, imagens que estarão na minha memória, pena que não tinha máquina fotográfica para registrar tudo.
Alguns anos depois cheguei a fazer um ensaio fotográfico com dois rapazes de uma banda, mas não consegui adentrar onde queria, pois o caseiro nos espulsou com um facão na mão...
Queria saber mais respeito do sanatorio, sua historia e etc, qualquer informaçao entre em contato iglaynunes@gmail.com
Grata
Postar um comentário