13 de fevereiro de 2010

Personagem: Carlos Augusto Ferreira (Carlos Ferreira)

Um leitor (Fábio A. Souza Freitas - bacharelando em História) do blog questionou-me sobre uma sua curiosidade; pois o mesmo ouviu em rádio de Campinas sobre a extinção de uma rua ("rua Carlos Barbosa"); isto quando da grande remodelação que houve na década de 1970; quando do alargamento da rua Aquidabã (Aquidaban) - hoje av. Aquidaban, havendo centenas casas demolidas, para construção da Via Expressa Waldemar Paschoal. O leitor ainda pergunta se houve outras ruas que desapareceram.

Claro, tomei estas perguntas como desafio e assim saí à pesquisar. A melhor maneira de identificar isto, seria recorrer à mapas antigos. E assim o fiz.

E não surpresa e comparando três mapas (1929, 1952 e 2010) podemos constatar que realmente uma "rua sumiu", não a "rua Carlos Barbosa", mas sim a rua Carlos Ferreira.


No mapa acima de 1929 e o debaixo de 1952, rodeado por verde, pode-se ver a denominação da rua. Ainda comparando os dois e respondendo a outra pergunta; nota-se que nenhuma outra sumiu; porém uma rua que se chamava em 1929 - Rua Visconde de Indaiatuba, no mapa de 1952 aparece com o nome de rua General Marcondes Salgado.


Já no mapa abaixo, de 2010, a rua já não existe mais.


Aproveitando este descaso, pois não localizei o nome de Carlos Ferreira em outra rua em Campinas. Faço aqui a minha homenagem ao mesmo, em data de seu falecimento - dia 13 de fevereiro de 1913; expondo dados de sua vida e de sua obra.


Carlos Ferreira quando jovem e um dos articuladores do jornal Gazeta de Campinas e que passou a ser diário em sua gestão.






Nenhum comentário: