28 de setembro de 2009

Personagem: Anna Luiza Gomes

O texto abaixo; foi inspirado no belo livro “Música em Campinas nos Últimos anos do Império” da autora Lenita Waldige Mendes Nogueira:

Campineira e filha caçula da família Gomes; sua formação musical foi de responsabilidade de seu irmão Sant’Anna Gomes, que também foi seu tutor até a maioridade. Por outro lado, morou bastante tempo na casa de sua irmã Joaquina, onde a música também era parte integrante da vida diária. Como a irmã, se casou com um membro da colônia alemã em Campinas, João Mariano Funck.

Dedicou profissionalmente a música, beneficiada por pertencer a uma classe social mais humilde, em que o imperativo social podia ser facilmente rompido. Mas deixou poucos traços da sua atuação, e sabe-se que, além de professora, foi uma das pessoas pioneiras na tarefa de tocar piano nas novas salas de projeção cinematográfica, acompanhando exibições de cinema mudo. Participou da Orquestra do Theatro Rink e formou uma outra orquestra que se apresentava em sociedades e clubes, em especial na Orquestra Luiz de Camões.

Nascida pouco antes do falecimento de seu pai, Anna, ao contrário de Sant’Anna, Antônio Carlos e Joaquina, nao aprendeu música com ele. Mas sua atividade musical é resultado dessa pequena dinastia musical que se formou em Campinas a partir da chegada de Manuel José Gomes, cujos ramos podem ser localizados até a segunda metade do século XX.

Nasceu em 1865 e faleceu em 1936.

Nenhum comentário: