12 de fevereiro de 2009

Curisiodades: Antigos Hotéis

Abaixo reportagem do grande Jolumá Britto.





Aproveitando a matéria acima publicada; coloco aqui outros dados passados pelo engo. Wagner Paulo dos Santos, um incansável colaborador deste espaço na Internet.

O comerciante João Pompeu fundou em abril 1888 o Hotel Paulista e que ficava localizado à rua 13 de Maio número 59 e esquina com rua Saldanha Marinho. Desde logo constituiu-se um dos mais eficazes estabelecimentos do gênero na cidade de Campinas.

Pela localização; acabou por se consolidar como um ponto comercial de magnífica localização, visto estar bastante próximo da estação ferroviária de Campinas e ao mesmo tempo, estar no centro comercial da cidade.

Pelos idos da década de 1930 o hotel ainda era dirigido pela família do seu próprio fundador e manteve-se, pela tradição imposta pelo patriarca, ou seja, a família toda por essa época não só trabalhava no local de sua propriedade, mas também residia nas próprias dependências do hotel.

Local preferido pelos viajantes que comercialmente freqüentam a cidade e pelas famílias do interior e da própria capital do estado, que nos procuravam, pelos mais distintos motivos, possuía uma ótima mesa para fartas refeição e todas as instalações, as mais adaptadas à higiene moderna. Foi sem dúvida alguma, uma casa comercial no ramo de hospedagem que se consolidou como uma das mais famosas e qualificadas.

Possuía uma ampla garagem, com entrada pela rua Saldanha Marinho e com isso, acabava por proporcionar comodidade e segurança aos seus usuários. Sempre manteve uma alta e constante freqüência de clientela, qualificada em sua grande maioria, como de classe média, de acordo com o padrão social da época.


Acima foto do hotel e abaixo imagem do proprietário.



Propaganda do hotel, isto no almanaque de Campinas de 1900.


Nenhum comentário: