12 de outubro de 2007

Descaso com a História: Casa na Vila Manoel Dias

Acima o patrimônio histórico em questão. Abaixo que restou dele; foto de outubro de 2007.

Vejam abaixo o que não se deve fazer com o patrimônio histórico de uma cidade. Isto saiu na imprensa escrita em 08 de dezembro de 2005.

Casa construída em 1908 foi a primeira do conjunto residencial Manoel Dias, na Rua Sales de Oliveira, esquina com a Travessa Manoel Dias, na Vila Industrial.

Um dos símbolos do início da expansão industrial em Campinas, construído em 1908 e o primeiro imóvel do conjunto residencial Manoel Dias, na Vila Industrial, foi demolido ontem pela Defesa Civil. O prédio não recebeu nenhuma obra de restauração nos últimos 20 anos e estava em ruínas, com as paredes sustentadas por pedaços velhos de madeira — mesma situação da maioria das 40 residências remanescentes do conjunto.

A demolição gerou indignação entre parte dos vizinhos e mobilizou, durante quase cinco horas, 40 funcionários de diversos órgãos da Prefeitura.

A casa em estilo neoclássico da Vila Industrial pode ser a primeira a ser demolida no conjunto Manoel Dias. foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) em 1994.

O imóvel que veio abaixo às 10h32, em 07 de dezembro de 2005, estava abandonado pelo dono desde 1995.


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro JM, o descaso continua, passados 4 anos, há agora uma nova construção no local, mais parecendo invasão imobiliária.
temos que nos indgnar com isso.

Wagner Gabriel