20 de março de 2007

Curiosidades: 1927 - Associação Campineira de Imprensa (ACI)

A Associação Campineira de Imprensa (ACI), que funciona em sede própria na Rua Barretos Leme, nasceu na Charutaria Havaneza, mais conhecida como “Charutaria do Lalá”, por causa do apelido do seu proprietário Anacleto da Silva Guimarães. Esse pequeno estabelecimento comercial era freqüentado por jornalistas da época, que se reuniam para um bate-papo e discutir os assuntos do dia.

A Associação Campineira de Imprensa, foi idealizada e fundada pelo Professor Norberto de Souza Pinto, que, de início, aliciou os redatores e repórteres dos dois jornais existentes na época, para as formações dos primeiros diretores e formação do primeiro quadro de associados. A primeira reunião foi na sala de aulas particulares do professor Norberto, no Edifício “Torre Eiffel”.

Após várias reuniões foi fundada a Associação Campineira de Imprensa, no dia 10 de maio de 1927, tendo como eleito o Professor Norberto de Souza Pinto para a presidência, ficando até 1935, e o jornalista Leopoldo do Amaral como presidente de honra. Ainda tinha nesta primeira diretoria: Vice-Presidente, dr. João Marcílio; Secretário Geral, prof. Celso Ferraz de Camargo; 1º. Secretário, Alberto Sarmento Sobrinho; 2º. Carlos Alberto de Oliveira; 1º. Tesoureiro, Anacleto Guimarães; 2º. Mariano Montesanti; 1º. Orador, dr. Abílio Álvaro Miller; 2º. prof. José Vilagelin Neto e Bibliotecário, Manoel Cabral.

Depois de muita luta, muitos problemas surgidos ao longo de sua existência, a Associação Campineira de Imprensa – a primeira entidade de jornalistas fundada no Estado de São Paulo, estando hoje, perfeitamente consolidada como umas das mais prestigiosas associações jornalísticas do País, e um tanto farto material de informações políticas, sociais e culturais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Fiquei emocionada em encontrar o nome do meu avô Mariano Montesanti aqui! Ele era Engenheiro e morou em Campinas. Certamente deve ser o mesmo.
Cecilia

Fer Guimaraes Rosa disse...

E eu o do meu avô--Anacleto Guimarães, o Lalá. :-)

Toninho Guimarães disse...

Eu também fiquei muito feliz em ver o nome do meu pai (Anacleto da Silva Guimarães - o Lalá) neste blog, que, com certeza, também faz parte da história de Campinas.

Antonio Carlos da Costa Guimarães