27 de setembro de 2006

Curiosidades: 1901 - Inaugura-se o CCLA

CCLA é sigla do CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS e ARTES.

A 31 de outubro de 1901 somos aquinhoados, fazendo jús, aliás, à tradição cultural de Campinas e ao berço campineiro tão fecundo, donde já saíram Carlos Gomes, Campos Salles, Francisco Glicério e tantos outros vultos, desta vez com a fundação de um Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA).

A sua frente, encontravam-se os nomes respeitáveis dos Srs. Coelho Neto e César Bierrenbach, além de outros. Baluarte de nossa grandeza e herança republicana, estamos certos que tal instituição muito veio contribuir para o desenvolvimento cultural da terra campineira. nos seus mais variados setores.

Alguns dos sonhadores aparecem na foto acima, sendo da esquerda para a direita.

Em pé: João Nogueira Ferraz, João César Bueno Bierrenbach e Souza Brito.
Sentados: Henrique de Barcelos, José de Campos Novaes, Ângelo Jachynto Simões e Carlos Edmundo Amálio da Silva.

Fundado por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais, vinculados quase todos, na época, ao Colégio Culto à Ciência ou ao Instituto Agronômico, comprova o pioneirismo de Campinas em ideais científicos, republicanos e o amor às tradições históricas, objetivos marcantes defendidos ao longo dos anos.

Antiga sede do CCLA

A criação de uma biblioteca própria para a entidade foi uma idéia, que surgiu logo no início de sua existência, e o prestígio intelectual de seus fundadores e membros das diretorias sucessivas só fez crescer, em quantidade e qualidade o acervo, que atinge hoie mais ou menos cem mil volumes entre livros, revistas, jornais, boletins, teses, separatas, folhetos, voltados basicamente para asáreas de Literatura e Ciências Humanas.


Interior da antiga sede do CCLA

Maria Luiza Pinto de Moura, falecida em 2004, teve uma vida dedicada à memória da cidade e aos livros. Este é o melhor resumo, se é que isso é possível, da bela trajetória de Maria Luiza em nosso planeta. Em cinco décadas, ela cuidou, com carinho e enorme competência, da biblioteca do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), uma das glórias do Brasil. Dezenas, ou talvez centenas, de teses de doutorado e mestrado foram elaboradas a partir de sua contribuição – a busca incansável das imprescindíveis fontes.

Sede atual do CCLA

Para comemorar os 100 anos de fundação do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) foi lançado em 2002 o livro Centro de Ciências, Letras e Artes – Ano 101, que contém um histórico do tempo de existência, entrevistas com personalidades e uma amostragem do acervo. O objetivo do livro é mostrar para comunidade a importância histórica e cultural da entidade para a cidade e o país. O livro teve o apoio cultural da Petrobras e foi escrito por Luiz Carlos R. Borges e Gustavo Osmar Mazzola.


O sonho; projeto da futura sede

Nenhum comentário: