26 de janeiro de 2007

Personagem: Orosimbo Maia

Orosimbo Maia (campineiro, nascido em 1862) fundador do Colégio Progresso Campineiro e com passagens pela Câmara Municipal como vereador; foi grande incentivador das reformas urbanas, através das quais tentou imprimir uma marca na história da cidade.

Membro do Partido Republicano Paulista, Orosimbo Maia (Membro do Partido Republicano Paulista ) foi o primeiro prefeito de Campinas ao tomar posse em janeiro de 1908. Com espírito inovador, Orosimbo Maia inaugurou o Mercado Municipal em 12/04/1908, numa época em que a cidade tinha 35 mil habitantes e 5 mil edificações.

Nos relatórios anuais publicados pela Prefeitura notou-se uma crescente preocupação, a partir da década de 1920, em controlar o crescimento urbano da cidade, bem como, em proporcionar sua modernização, para que estivesse compatível com a intensificação da vida urbana. Para isso, uma série de medidas foi tomada, especialmente na gestão do prefeito Orosimbo Maia (segundo mandato em 1926 a 1930) - também grande incentivador do plano de urbanismo. Reorganizou e ampliou a então denominada Repartição de Obras que passou a chamar-se Repartição de Obras e Viação.


Orosimbo Maia é destituído após a capitulação do movimento revolucionário de 1932 e substituído por algumas horas pelo tenente-coronel Elias Coelho Cintra em 1/10/1932 e nesse mesmo dia por Alberto Cerqueira Lima que permaneceu até 7/9/1933.

É nome de importante avenida em Campinas onde existe um busto em sua homenagem e que foi inaugurado em 1950.


Faleceu em 19/04/1939 e foi enterrado no túmulo, da foto acima, no Cemitério da Saudade.

Um comentário:

Odila Rocha Brito Dmani disse...

Eu sou Odila Maia Rocha Brito Dumani bisneta de Orozimbo Maia, neta de Odila Maia Rocha Brito filha de Ondina Barreto Bueno e Armando Rocha Brito Juneor ,irmã de Maria Cecilia Reid e Armanda Rocha Brito Ferrara tenho 2 filhos : Ronald Dumani casadocom Adriana Aulicino Dumani e minha filha Cristina Dumani guimarães casada com Marcelo Schilltler Guimarães.Tenho 2 netas:Gabriela e Luisa Dumani Guimarães .
Amo muito a minha familia e tenho o maior orgulho dos meus antepassados.
Sou jornalista,atriz e segundo mina neta Gabrela que aliás esta digitando , uma super avó