Neste 16 de março de 2011, na data de seu trigésimo aniversário, faço uma homenagem a esta campineira.
Nasceu em Campinas em 16 de março de 1981. Está, neste ano 2011, entre as melhores saltadoras do mundo.
Começou a praticar ginástica artística com 7 anos e aos 16, em 1997, começou a pensar em parar a ginástica pois cresceu demais e sabia que não chegaria a ser uma grande atleta. Mas queria continuar fazendo esporte. Então seu pai viu um anúncio em um jornal em Campinas sobre um teste em uma escolinha de atletismo e sugeriu que fosse lá fazer. Fez o teste que era corrida de 50m, 1000m e salto em distância, e foi bem. Elson Miranda, era um dos que estavam selecionando os atletas e perguntou se fazia algum outro esporte; quando ele soube que fazia ginástica, encaminhou-a para o salto com vara.
Atual recordista brasileira e sul-americana do salto com vara e subiu 4,82m para marcar definitivamente seu nome entre os atletas de destaque na modalidade. A marca foi alcançada na cidade do Rio de Janeiro, no dia 7 de junho de 2009, durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo.
Antes, no Meeting de Donetsk em 15 de fevereiro de 2009 ela já havia conquistado o recorde sul-americano indoor (pistas cobertas), com um salto de 4,81 m. Nesta mesma prova, a russa Yelena Isinbayeva bateu o recorde mundial indoor com 5m. Fabiana é também a atual campeã sul-americana e pan-americana da modalidade.
Nos Jogos Pan-americanos de 2007, quebrou o recorde da competição, com a marca de 4,60 m. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, teve uma vara desaparecida, durante um dos seus saltos, o que atrapalhou o seu desempenho no salto com vara. No dia seguinte, a sua vara foi encontrada com as varas de outras atletas eliminadas.
Fabiana é considerada uma das saltadoras mais técnicas do circuito internacional. Condição reforçada depois de voar alto e em 14 de março de 2010, o Mundial Indoor de Doha, no Qatar, com a marca de 4,80m, num dia em que a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial e campeã olímpica, sequer subiu ao pódio. Fabiana Murer está entre as 5 melhores saltadoras do mundo, e é uma das 10 melhores atletas da história da modalidade.
Seus desempenhos melhoraram consideravelmente após alguns períodos de preparação em Fórmia, na Itália, com Vitaly Petrov, ex-treinador do ucraniano Sergey Bubka, que quebrou 35 vezes a marca do salto com vara. Petrov atualmente também dirige a russa Yelena Isinbayeva, campeã mundial em 2005 e 2007 e olímpica em 2004 e 2008. Isinbayeva, que fez amizade com Fabiana durante os treinos em Fórmia, já bateu 20 vezes o recorde mundial do salto com vara e é a atual número um na modalidade. A saltadora falou com a LivrEsportes sobre sua carreira e os planos para o futuro.
Formada em fisioterapia e pretende seguir essa carreira e passar as experiências para os atletas mais novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário