30 de abril de 2010

Curiosidades: Fazenda Jambeiro

Retirado do livro Campinas Município no Imperio de Celso Maria de Mello Pupo e publicado em 1983.





28 de abril de 2010

Curiosidades: Fazenda Taquaral - Breve Histórico

Do belíssimo livro Campinas Município no Imperio de Celso Maria de Mello Pupo, publicado em 1983, destacamos os dados abaixo.

No mapa de 1929 abaixo, pode-se ver a extensão da fazenda.




História Agradece: Editorial do jornal Correio Popular de 28 de abril de 2010

O jornal diário Correio Popular de Campinas é excelente aliado da preservação da memória histórica da cidade. Tendo entre seus jornalista vários que cobrem pautas sobre o assunto; porém dois se sobressaem há décadas: Maria Teresa Costa e Rogério Verzignasse.

Campinas agradece ao citado jornal e abaixo publico um editorial, que vem demonstrar aquilo que cito acima.






27 de abril de 2010

Ontem e Hoje: Edifício Tração - Rua Bernardino de Campos

O referido prédio da foto de 1956, segundo o jornalista Moacyr Castro, ficava na rua acima, entre a av. Francisco Glicério e rua Barão de Jaguara (quase esquina desta). Ainda segundo o mesmo; este sempre ia com familiares pagar a conta de energia no local.

O local ao fundo em 2010.


26 de abril de 2010

Curiosidades: Casa Mascotte e Radialista César Ladeira

Lendo a Revista do Rádio de julho de 1957 achei uma matéria interessante sobre a importante casa do passado de Campinas.

Leia e veja que a origem da empresa foi através do pai do grande radialista campineiro que o Brasil teve. A livraria fica à rua Barão de Jaguara.



Acima César, seu irmão Paulo e seus genitores. Abaixo foto de quando tinha 12 anos.


25 de abril de 2010

Descaso com a História: Palácio dos Azulejos - Aguarda por restauros há seis anos

Neste 25 de abril, em matéria da excelente jornalista Maria Teresa Costa, do jornal Correio Popular; versa sobre a espera de seis anos para a permissão de captação de recursos para a segunda fase do processo. Por ser o único bem histórico de Campinas que é patrimônio municipal, estadual e nacional; o imóvel aguarda autorização do Ministério da Cultura para a captação. Triste; mas é verdade.


Acima foto da década de 1940 e abaixo foto de 1978.

Efeméride: 25 de Abril - Contratação de Iluminação Pública; Transmissão de TV acima de 100 km


Livros x História de Campinas: Cem Anos do Mercadão - Imagens e Vivências de Alessandra de Falco

Interessante livreto com 48 páginas, publicado em 2008 e em comemoração aos cem anos de fundação do mercado municipal.






24 de abril de 2010

Efeméride: 24 de Abril - Falecimento de Cesário Motta Júnior

O Dr. Cesário Motta Júnior, ilustre educador, médico, político e maçom nasceu na propriedade rural denominada “Sítio Grande”, em Porto Feliz, São Paulo, no dia 05 de março de 1.847.

Era filho de Cesário Nazianzeno de Azevedo Motta Magalhães e de Dona Clara Cândida Nogueira da Motta.

Nasceu em meio a uma festividade, quando sua família encontrava-se em visita à casa de dona Ana Inocência de Camargo, viúva de Antônio Rodrigues de Campos Leite, falecido durante a revolução liberal de 1.842.

Sua chegada ao mundo, de forma a surpreender os pais, teve lugar naquela casa de amigos íntimos, em quarto improvisado, num sítio iluminado por paisagem singela e amena em Porto Feliz.



Cesário Motta Júnior estudou medicina na cidade do Rio de Janeiro.

Foi eleito Deputado à Assembléia Nacional, e conviveu com importantes figuras da história política brasileira, entre os quais, Prudente de Morais o primeiro presidente civil da República, Bernardino de Campos, da cidade de Amparo, presidente da província de São Paulo, Francisco Glicério, Rui Barbosa e Manuel Ferraz de Campos Salles, outro futuro Presidente da República.

Como educador emérito Cesário Motta Júnior é apontado, inclusive, como o grande reformador da instrução pública de São Paulo.

Foi também, como médico, um vigoroso lutador pela saúde pública em São Paulo, vez que, quando eleito deputado federal, na gestão do presidente Prudente de Morais, foi convocado pelo então governador de São Paulo, Bernardino de Campos, para assumir funções importantes no Governo.

Como Secretário dos Negócios do Interior do Governo de São Paulo, Cesário Motta Júnior cuidou da Educação e da Saúde com dedicação ímpar, procurando sedimentar e estabilizar as idéias advindas da Revolução Francesa.




Admirador da Arte Real, Cesário Motta Júnior envolveu-se com a maçonaria na cidade do Rio de Janeiro, e impulsionado pelos ideais republicanos; participou da Convenção Republicana de Itu, no dia 18 de abril de 1.873.

Durante os trabalhos da “Convenção de Itu”, discursou e agradeceu, em nome de Porto Feliz, o brinde levantado pelo Dr. João Tobias, aos republicanos das diversas localidades ali reunidos.

Importante salientar, de acordo com as assinaturas constantes do livro de presenças, que compareceram à importantíssima reunião 133 convencionais, na sua maioria maçons.
Ressalte-se a coincidência do número que é de grande importância para a maçonaria.

Cesário Motta Júnior morou na cidade de Capivari, na Rua Saldanha Marinho esquina com regente Feijó, e foi venerável mestre da Loja Maçônica Integridade daquela cidade.

A Loja guarda como verdadeiras relíquias históricas atas e vários outros documentos originais, com assinaturas do ilustre cidadão portofelicense, que usava o pseudônimo de “Caning”.

O grande médico, higienista, educador, político, deputado, teatrólogo, historiador e maçom, participou da fundação de várias Lojas Maçônicas no interior do Estado de São Paulo, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 24 de abril de 1.897.



Acima, a escola Instituto Cesário Motta que ficava à rua São Pedro, Centro, em Campinas.

Efeméride: 24 de Abril - Falecimento de Annibal Freitas (Anibal de Freitas)

Dia 24 de abril de 1965 falecia o professor Annibal Freitas seu nome correto.




21 de abril de 2010

Efeméride: 21 de Abril - Edital para Cadeia Pública; Guerra do Paraguay; Colégio e Seminário Diocesano; Mercado do Povo


Encravado no centro da cidade, no quadrilátero formado pelas ruas Barão de Jaguara, Conceição, Lusitana e Ferreira Penteado, o Mercado Campineiro abastece uma freguesia habituada a encontrar no local bom atendimento e tempo para conversas infor mais.

Mais conhecido como o mercado da Barão de Jaguara, o local foi inaugurado em 1955, com o nome de Mercado do Povo, é uma das fontes de renda da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Diferentemente do que muitos pensam, o mercado não pertence ao município.

O terreno foi doado pela família da baronesa Geraldo de Rezende para a Santa Casa’de Misecórdia. No entanto, a posse total da área só será completamente da instituição em 2054, quando será lavrada a escritura definitiva de posse do imóvel. Essa era uma exigência da baronesa: não vender o prédio durante 99 anos.

20 de abril de 2010

Personagem: Escola Rio Branco (ex-Escola Alemã)

Em 19 de abril a escola acima fez aniversário de existência e aqui resgatando diversas matérias da imprensa campineira faço esta homenagem.